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Os professores no início do milênio: das imagens e projetos de formação aos saberes da experiência

Processo: 09/50750-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Samuel de Souza Neto
Beneficiário:Luciana Ceregatto
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Professores   Formação profissional   Currículo   Estudantes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Curriculo | Estudantes | Formacao Profissional | Professores | Saberes Docentes

Resumo

A formação de professores tem merecido a atenção dos pesquisadores no que se refere aos processos de formação inicial e contínua. No Brasil, a partir dos anos 90, os estudos passaram a focalizar a prática docente e os saberes pedagógicos, pois eram temas poucos considerados nas pesquisas educacionais até o final da década de 80. Neste contexto passou-se a enfatizar o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores, pois havia necessidade de se construir lógicas de formação que valorizassem a experiência, como: aluno, aluno-mestre, estagiário, professor principiante, professor titular, professor reformado. Essa virada passou a ter o professor como foco central, considerando o quanto o "modo de vida" pessoal acabava por interferir no profissional. Parte-se do pressuposto de que embora haja a constatação de inúmeros limites que cercam o universo da formação de professores, os estudantes, pelo "saber da experiência", reconhecem nos docentes que marcaram suas vidas, na universidade, valores, atitudes e saberes que podem fundamentar sua prática social, enquanto cidadãos ou profissionais. Essa pluralidade de conhecimentos que envolvem os saberes da experiência é tida como central na competência profissional. Portanto, objetiva-se (a) averiguar nos trabalhos de conclusão de curso as características significativas que os discentes apontam como relevantes do perfil docente; (b) identificar nesse mapeamento, os aspectos mais valorizados e (c) aprofundar os critérios que foram utilizados na identificação desses aspectos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, tendo como técnicas: fonte documental, entrevista e análise de conteúdo. (AU)

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