Busca avançada
Ano de início
Entree

Reflexos primitivos e função cognitiva

Processo: 99/05287-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1999
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2000
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Benito Pereira Damasceno
Beneficiário:Ronny Tah Yen Ng
Instituição Sede: Hospital de Clínicas (HC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Demência   Doença de Alzheimer   Reflexo   Envelhecimento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Demencia | Doenca De Alzheimer | Envelhecimento Cerebral | Reflexo Primitivos

Resumo

O projeto visa estudar a relação entre a presença de reflexos primitivos e déficits cognitivos, averiguando quais itens do exame neurológico e mini-teste mental são, mais preditivos de disfunção cerebral difusa (demência). Serão estudados pelo menos 25 pacientes com demência degenerativa do tipo "cortical" (Alzheimers, demência fronto-temporal) e pelo menos 25 sujeitos voluntários sadios e pacientes sem doença neurológica ou psiquiátrica, com idade de 40 a 95 anos, a serem recrutados do Ambulatório de Neurologia e enfermarias do Hospital das. Clínicas da UNICAMP. O diagnóstico de demência (a cargo do orientador) se baseará na anamnese, exame físico-neurológico, bateria de testes CAMDEX, critérios DSM-TV e NINCDS-ADRDA, exames laboratoriais, tomografia computadorizada ou ressonância magnética cerebral, e SPECT. Dementes e controles passarão pelo exame dos reflexos primitivos e mini-teste CASI - Short Form (Teng et al., 1994), a cargo do aluno candidato, que para tal receberá o devido treinamento por parte do orientador. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALFREDO DAMASCENO; ADRIANE M. DELICIO; DANIEL F.C. MAZO; JOÃO F.D. ZULLO; PATRICIA SCHERER; RONNY T.Y. NG; BENITO P. DAMASCENO. Validação da versão brasileira do mini-teste CASI-S. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 63, p. 416-421, . (99/05287-7, 99/05289-0, 99/05290-8, 99/05291-4, 99/05288-3)