Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um sistema de desreplicação de extratos de invertebrados marinhos

Processo: 06/60510-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacognosia
Pesquisador responsável:Roberto Gomes de Souza Berlinck
Beneficiário:Simone Possedente de Lira
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/60175-2 - Descoberta e desenvolvimento de potenciais agentes quimioterápicos a partir de invertebrados marinhos e de microrganismos associados, AP.BTA.TEM

Resumo

No presente projeto é proposta a elaboração de uma metodologia de desreplicação de extratos brutos (500), obtidos a partir de invertebrados marinhos, com o objetivo de se estabelecer parâmetros para a priorização dos extratos a serem submetidos ao posterior isolamento de substâncias bioativas. Para atingir os objetivos propostos, todos os 500 extratos já foram submetidos à avaliação em bioensaios. Todos os extratos serão submetidos à avaliação por LC-MS-UV-ELS, de maneira a se estabelecer um protocolo de desreplicação, observando-se picos de íon molecular e padrão de absorção no UV das substâncias presentes nos extratos. Serão utilizados como padrão mais de 50 produtos naturais marinhos já isolados anteriormente, objetivando otimizar as condições de análise para a detecção de substâncias conhecidas. Paralelamente, será utilizada a consulta a bancos de dados (MARINLit e SciFinder) para se buscar padrões de absorção no UV e de massa molecular de compostos conhecidos na literatura presentes nos extratos, para que se evite o seu re-isolamento e identificação e se priorize o isolamento de substâncias inéditas. Os resultados obtidos serão armazenados em banco de dados construídos com sistema Excel-Access, visando sua posterior utilização por alunos que venham a desenvolver projetos com os extratos que apresentem substâncias inéditas, bem como por pesquisadores da rede BioProspecta. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RENATA C. GANDOLFI; MARINA B. MEDINA; ROBERTO G. S. BERLINCK; SIMONE P. LIRA; FABIO CÍCERO DE SÁ GALETTI; CÉLIO L. SILVA; KATYUSCYA VELOSO; ANTONIO G. FERREIRA; EDUARDO HAJDU; SOLANGE PEIXINHO. Metabólitos secundários das esponjas Aplysina fistularis e Dysidea sp. e atividade antituberculose da 11-cetofistularina-3. Química Nova, v. 33, n. 9, p. 1853-1858, 2010.
SILVA, MICHELLI M.; BERGAMASCO, JULIANA; LIRA, SIMONE P.; LOPES, NORBERTO P.; HAJDU, EDUARDO; PEIXINHO, SOLANGE; BERLINCK, ROBERTO G. S. Dereplication of Bromotyrosine-derived Metabolites by LC-PDA-MS and Analysis of the Chemical Profile of 14 Aplysina Sponge Specimens from the Brazilian Coastline. AUSTRALIAN JOURNAL OF CHEMISTRY, v. 63, n. 6, p. 886-894, 2010. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.