Busca avançada
Ano de início
Entree

Manutenção perfectiva no cognitor: módulo estruturação do conhecimento

Processo: 08/57028-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2009
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Junia Coutinho Anacleto
Beneficiário:André de Oliveira Bueno
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem   Organização do conhecimento   Usabilidade   Senso comum
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Eletronica | Material De Aprendizagem | Padroes Ihc | Padroes Pedagogicos | Senso Comum | Usabilidade

Resumo

Este trabalho de Iniciação Científica se encontra inserido no escopo do projeto Cognitor, que está dentro do contexto do projeto TIDIA-Ae fase II (proc. 05/60799-6). Cognitor é uma ferramenta desenvolvida pelos pesquisadores do Laboratório de Interação Avançada (LIA), para auxiliar o professor na sua tarefa de projetar e editar material de aprendizagem com qualidade para o Ensino à Distância (EaD) (Anacleto et al, 2007a), pois essa ferramenta permite ao professor organizar o conteúdo existente nesse material a ser visualizado pelo aluno, facilitando sua interação e consequentemente, facilitando o seu processo de aprendizado, como também, possibilita ao professor contextualizar o material à realidade de seus alunos. Neste trabalho de IC se propõe realizar a manutenção perfectiva na ferramenta Cognitor, em especial no módulo Estruturação do Conhecimento. O padrão Estruturação do Conhecimento considera a teoria de mapas conceituais no planejamento e organização de um material, no Cognitor foi adicionado essa Estruturação com o apoio do conhecimento do Senso Comum para ajudar o professor a identificar novos conceitos. A concepção do módulo em si foi explorada em um trabalho de mestrado, cuja aplicação era focada em oferecer ao professor o suporte necessário para planejar e preparar material de aprendizagem, promovendo assim um aprendizado efetivo (CARLOS, 2008). O desafio neste trabalho de IC consiste em realizar a manutenção perfectiva neste módulo existente no Cognitor, de modo que se possa analisar essa ferramenta e os detalhes de seu funcionamento para implementá-la segundo os conceitos da Orientação à Objetos. Através dessa manutenção perfectiva pretende-se permitir ao Cognitor ter melhor desempenho e tornar suas futuras manutenções mais eficientes e menos trabalhosas. O objetivo dessa manutenção perfectiva também é devido a necessidade de se implementar novos padrões e funcionalidades, que estão sendo investigados nos mestrados em andamento, no Cognitor. Pois, atualmente a implementação ou alteração no código, principalmente no que se diz respeito a Estruturação do Conhecimento é de grande complexidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)