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Metáforas e analogias considerando senso comum para apoio a edição de conteúdo para educação

Processo: 08/50832-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Junia Coutinho Anacleto
Beneficiário:Douglas Oliveira de Freitas
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação continuada   Representação de conhecimento   Senso comum   Usabilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Eletronica | Material De Aprendizagem | Padroes Ihc | Padroes Pedagogicos | Senso Comum | Usabilidade

Resumo

Este trabalho de Iniciação Científica está dentro do escopo do projeto Open Mind Commonsense no Brasil, desenvolvido pelo Laboratório de Interação Avançada (LIA), da UFSCar em colaboração com o Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT). No projeto tem-se coletado senso comum de um público geral através da Internet e armazenado em bases de conhecimentos através da representação do conhecimento em sentenças de língua natural, de tal forma que seja possível prover raciocínio baseado em senso comum aos computadores, considerando o domínio de aplicações sensíveis a contexto, especialmente no domínio da educação. Considerando esse domínio, O LIA desenvolve a ferramenta Cognitor para apoiar a geração de conteúdos educacionais e, nesse esforço, desenvolveu uma linguagem de padrões chamada CogLearn (ref), para apoiar os educadores na adoção de referenciais pedagógicos e computacionais nessa tarefa. O Cognitor é um framework para apoio à linguagem CogLearn, para a instandação de patterns pedagógicos e de IHC. Neste trabalho de IC se propõe a implementação de um dos patterns formalizados - Correlação, como um módulo dentro do Cognitor que apoie o educador na geração de metáforas e analogias dentro do contexto dos seus aprendizes, para a explicação e ilustração de conceitos. A concepção do módulo em si foi explorada em um trabalho de mestrado, cuja aplicação era focada na educação continuada em um certo contexto de segurança no trabalho (ref do interact), tendo sido implementado um protótipo limitado, relacionado apenas àquele contexto. O desafio neste trabalho de IC é desenvolver um módulo para o Cognitor, considerando o contexto da educação formal, onde o professor pode definir um tema qualquer e pedir o apoio para aplicação do patter Correlação, que trará da base de conhecimento de senso comum as sugestões para possíveis metáforas do dia a dia do aprendiz relacionadas àquele conceito. Essas sugestões, caso aceitas pelo educador, são incorporadas ao hiperdocumento gerado, segundo uma estruturação baseada em princípios pedagógicos previamente definidos pelo educador. (AU)

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