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Qualidade de Vida dos Graduandos da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas

Processo: 10/02157-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2010
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Zelia Zilda Lourenço de Camargo Bittencourt
Beneficiário:César Augusto Paro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Estudantes universitários   Qualidade de vida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:área da Saúde | Estudantes Universitários | Qualidade De Vida | Saúde Pública

Resumo

Através desta investigação exploratória pretende-se conhecer e avaliar a Qualidade de Vida (QV) dos estudantes dos cursos de graduação - Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia e Medicina - da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Todos os estudantes serão convidados a participar do estudo de forma voluntária, sendo aproximadamente 1140 alunos. Para a avaliação da Qualidade de Vida será utilizado o questionário genérico "Medical Outcomes Study 36-item Short-Form Health Survey (SF-36)", versão em português já traduzida e validada (Cicconelli, 2003). A análise das respostas obtidas através do SF-36 será realizada conforme preconizado pelo próprio instrumento, obtendo-se um valor para cada uma das oito dimensões avaliadas. Após obter valores para cada aluno participante do estudo, será calculada a média dos resultados de todos os estudantes da FCM, para se obter o perfil geral de QV, assim como a média de cada um dos quatro diferentes cursos, para se comparar a QV dos estudantes intercursos. Além da avaliação da QV, será feita também uma caracterização da amostra pesquisada através de coleta de alguns dados sociodemográficos. Espera-se que o estudo possa fornecer subsídios para o conhecimento da qualidade de vida de estudantes da área da saúde no seu período de formação profissional, possibilitando a criação de mecanismos de suporte para o enfrentamento das adversidades dos acadêmicos, assim como trazendo contribuições que poderão nortear políticas de promoção de saúde e qualidade de vida do estudante no âmbito da própria Universidade.

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