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Diversidade de construções da sexualidade na adolescência tardia

Processo: 07/50806-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Manoel Antônio dos Santos
Beneficiário:Giovanna Carvalho de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Orientação sexual   Homossexualidade   Identidade sexual   Sexualidade   Heteronormatividade   Masculinidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Genero | Homossexualidade | Identidade Sexual | Masculinidades | Orientacao Sexual | Sexualidade

Resumo

A sexualidade do adolescente pode ser enfocada sob diversos saberes e abordagens, e não pode ser reduzida a um plano unidimensional, assim como o conceito de juventude. Apesar desse caráter multidimensional, acompanhando a literatura consagrada a esta etapa do ciclo vital percebem-se lacunas no que concerne à constituição Identitária em jovens com orientação sexual divergente da heteronormatividade. Considerando que a modernidade gerou a necessidade de construirmos identidades e que, na sociedade ocidental, a orientação sexual é uma instância definidora do sujeito, este estudo se propõe a delinear os sentidos produzidos sobre identidade sexual, em suas variantes do padrão heteronormativo, em jovens de 18 a 21 anos com vivência bissexual, buscando demarcar seus efeitos sobre a construção das masculinidades. Entendemos que ser homem, em nossa cultura, é um fazer-se contínuo. Visto desse ponto de vista, o gênero é produto histórico e, como tal, está aberto e permeável a mudanças. O referencial teórico que orienta a pesquisa é o de gênero e o enfoque metodológico é da pesquisa qualitativa, dentro do paradigma compreensivista. Serão realizadas entrevistas abertas, audiogravadas, que serão posteriormente transcritas na íntegra e literalmente. O material transcrito constituirá o corpus da pesquisa, que será submetido à análise de conteúdo temática, a partir da qual serão geradas as categorias de análise que permitirão alcançar os objetivos propostos pelo estudo. (AU)

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