Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualidade de vida de adolescentes submetidos ao transplante de medula óssea

Processo: 05/50935-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2005
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Manoel Antônio dos Santos
Beneficiário:Tatiana Iuriko Kawasaki Nakabayashi
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Transplante de medula óssea   Qualidade de vida   Adolescentes   Fatores psicossociais   Escalas   Entrevistas (psicologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adolescente | Qualidade De Vida | Transplante De Medula Ossea

Resumo

O Transplante de Medula Óssea está sendo frequentemente utilizado como tratamento para diversas doenças, dentre elas as leucemias e linfomas. Pode ser considerado um procedimento agressivo que expõe o paciente a estressores de caráter físico e psicológico. O presente estudo tem por objetivo verificar os aspectos psicossociais de pacientes adolescentes submetidos ao Transplante de Medula Óssea, uma vez que, considerando que a adolescência é um período crítico do desenvolvimento psicológico, caracterizado pela transição da infância para a vida adulta, a presença de uma enfermidade potencialmente fatal pode causar um forte impacto em sua vida, além de passar a ter um caráter balizador, limitando as atividades das quais gostaria de fazer. A amostra será composta por dez sujeitos, entre dezesseis e vinte e um anos de idade. Para a coleta de dados serão utilizados o roteiro de entrevista semi-estruturada e quatro instrumentos, a saber: Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar (HAD), Escala de Avaliação Funcional da Terapia de Câncer - Transplante de Medula Óssea (FACT-BMT), Escala de Avaliação de Qualidade de Vida (SF-36) e Inventário de Sintomas de Stress de Lipp (ISSL). Os instrumentos serão aplicados individualmente em uma sala reservada, situação de face-a-face e em um único encontro. Em seguida, os resultados serão cotados e analisados de acordo com as recomendações específicas de cada técnica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)