Busca avançada
Ano de início
Entree

Frugivoria e dispersao de sementes de solanum pseudocapsicum (solanaceae) por teiu tupinambis merianae (dumeril & bilbron, 1839) (squamata: teiidae).

Processo: 06/60685-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:João Vasconcellos Neto
Beneficiário:Andréa Aparecida Romano de Souza Rodrigues
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Tupinambis merianae   Solanum pseudocapsicum   Fenologia   Dispersão de sementes   Germinação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dispersao De Sementes | Fenologia | Germinacao | Solanum Pseudocapsicum | Tupinambis Merianae

Resumo

A dispersão de sementes é uma fase importante no ciclo de vida de plantas e pode ser diretamente afetada por animais. Espécies de lagartos que se alimentam de frutos como, por exemplo, o Teiú Tupinambis merianae podem atuar como dispersores de sementes. Essa espécie ocorre em florestas da região sudeste do Brasil, possui dieta onívora que inclui espécies de frutos de diversas Solanaceae. Em duas localidades, Sumaré-SP e Guarapuava-PR, o Teiú foi observado junto a Solanum pseudocapsicum cujas plantas continham frutos maduros. Em Campinas-SP o Teiú foi visto abocanhando e soltando frutos quase maduros dessa Solanaceae que é um arbusto perene encontrado em bordas de mata e de síndrome de dispersão zoocórica. Pouco se sabe a respeito dessa planta, de seus potenciais dispersores de sementes e de sua fenologia. Face ao papel relevante que as Solanaceas têm na estruturação das comunidades em florestas tropicais, este projeto focaliza alguns aspectos da ecologia de dispersão de sementes da espécie S. pseudocapsicum pelo lagarto Teiú, Nesse âmbito, entender o papel do Teiú na dispersão de suas sementes, pode auxiliar de forma significativa, o manejo adequado das espécies em estudo em áreas onde estas ocorram além de complementar dados da ecologia de T. merianae. Será analisado o impacto da passagem das sementes de S. pseudocapsicum pelo trato gastrintestinal do lagarto na germinação das mesmas através de testes de germinação. Além disso, aspectos da fenologia da floração e frutificação da espécie de Solanaceae em estudo serão colhidos pois a observação da captura dos frutos pelo Teiú tem relação, direta com as fenofases da planta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)