Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de promotores heterologos na expressao transiente do gene marcador uida (gus) na macroalga vermelha gracilariopsis tenuifrons.

Processo: 06/53960-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Botânica Aplicada
Pesquisador responsável:Fanly Fungyi Chow Ho
Beneficiário:Ana Carolina de Almeida
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transformação genética   Promotores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agarofita | Expressao Transiente | Gene Marcador Gus | Gracilariopsis Tenuifrons | Promotores | Transformacao Genetica

Resumo

Gracilariopsis tenuifrons representa um recurso potencial para a produção de ágar, tendo grande relevância econômica para a região onde é explorada e para o Brasil. Pesquisas sobre a transferência e expressão de genes exógenos constituem ferramentas indispensáveis para estudos sobre regulação e expressão gênica de enzimas relacionadas com a biologia da alga, o que permite abrir um horizonte de possibilidades para o desenvolvimento de novos produtos e para o melhoramento de linhagens cultivares. Estudos nesse campo do conhecimento vêm sendo realizados no LAM ao longo dos últimos quatro anos (FAPESP: 02/07382-1, pós-doutorado; 02/13531-0, iniciação científica; 02/12191-0, auxílio à pesquisa; 03/11035-8, programa primeiros projetos). Resultados dessas pesquisas permitiram estabelecer um protocolo padrão para a transferência de genes por biobalística em algas gracilarióides de talo cilíndrico, com uma maior eficiência de transformação em calos que em talos. Contudo, a engenharia genética ainda não é uma tecnologia bem estabelecida e extensamente aplicável em algas marinhas. Entre os fatores mais importantes a serem considerados na otimização da transformação e da expressão eficiente do gene exógeno estão a escolha do gene marcador, a escolha do promotor e a escolha do tecido a ser transformado. Com base na enorme importância da escolha de promotores adequados para a expressão eficiente, em quantidade e grau de expressão, do gene exógeno de interesse, o presente estudo tem como objetivo avaliar a expressão transiente do gene marcador GUS em talos e calos de G. tenuifrons sob o controle de diferentes promotores heterólogos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)