Busca avançada
Ano de início
Entree

Diferenciação e modificações morfofuncionais cíclicas do oviduto de perdizes Rhynchotus rufescens (Aves, tinamiformes, Tinamidae)

Processo: 04/14824-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Isabel Cristina Boleli
Beneficiário:Flavia Risse
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Perdizes   Rhynchotus rufescens   Anidrases carbônicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anidrases Carbonicas | Diferenciacao | Glandulas De Espermatozoides | Oviduto | Perdiz

Resumo

Os objetivos do presente estudo são: analisar morfohistológicamente quando e como ocorrem as diferenciações das regiões do oviduto após a eclosão, analisar se e quais modificações histológicas e ultra-estruturais ocorrem no oviduto lateral durante o ciclo reprodutivo (período de postura e de repouso), verificar quando e onde as glândulas de armazenamento de espermatozóides se formam durante o processo de diferenciação do oviduto, localizar e analisar a atividade de anidrases carbônicas. Serão utilizados ovidutos coletados de perdizes R. rufescens com diferentes idades da eclosão até a idade adulta, bem como de fêmeas em fase de postura e repouso reprodutivo. As diferentes regiões do oviduto serão analisadas em nível de microscopia de luz e eletrônica de transmissão, e para análise histoquímica da atividade das anidrases carbônicas. Para análise histológica, as amostras serão fixadas em Bouin e processadas pelo método de rotina, sendo que os cortes serão corados com Tricromo de Masson. Para análise ultra-estrutural, as amostras serão fixadas em 2,5% glutaraldeído, 2,5% paraformaldeído em tampão 0,1M, pH 7,3, pós-fixadas em tetróxido de ósmio 1%, desidratadas, infiltradas, e incluídas em resina. Cortes semi-finos serão corados com azul de toluidina, e cortes ultra-finos serão contratados com acetato de uranila e citrato de chumbo. As análises da CA serão realizadas por incubação em meio contendo 3,5mM CoSO4, 53mM H2SO4, 11,7mM KH2PO4 e 157mM NaHCO3. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)