Busca avançada
Ano de início
Entree

A expressividade nas relações entre oralidade e escrita: perspectivas para o ensino do português como língua materna

Processo: 05/51727-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2005
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2007
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Manoel Luiz Gonçalves Corrêa
Beneficiário:Anna Carolina Barone
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sujeito   Discurso (oratória)   Língua materna   Língua portuguesa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discurso | Ensino Do Portuges | Estilo | Expressividade | Fala E Escrita | Sujeito

Resumo

Meu trabalho consistirá no estudo das relações entre oralidade e escrita no plano da expressividade, dentro de um tipo particular de modo narrativo. O corpus é constituído de 357 resposta à questão discursiva do Provão 2001 (Letras), produzidas por estudantes de instituições de ensino superior (IES) do estado de São Paulo. Essa questão, ao pedir aos formando que sugerissem alterações para o texto de uma menina de dez anos, transcrito na prova, levava-os a simular a atitude de um professor corrigindo seu aluno. Dessa forma, essas respostas servem como indicadores da situação do ensino do português. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)