Busca avançada
Ano de início
Entree

Fatores de risco para óbito em recém-nascidos internados em unidade de terapia intensiva neonatal, Taubaté, SP - 2005 a 2007, utilizando a técnica de análise de sobrevida

Processo: 08/05663-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Luiz Fernando Costa Nascimento
Beneficiário:Susana de Paula Risso
Instituição Sede: Instituto Básico de Biociências (IBB). Universidade de Taubaté (UNITAU). Taubaté , SP, Brasil
Assunto(s):Fatores de risco   Sobrevida   Análise de sobrevida   Unidades de terapia intensiva neonatal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise de sobrevida | Fatores de Risco | Modelo de Cox | Epidemiologia

Resumo

São poucos os estudos sobre mortalidade em unidades de terapia intensiva neonatal (UTIN). Este projeto tem como objetivo estimar fatores de risco para óbito durante internação de recém-nascidos em UTIN utilizando-se da técnica de análise de sobrevida. Esta técnica utiliza o tempo como marcador e, no caso, o óbito será a "falha". Variáveis do recém-nascido como peso, duração da gestação, gravidez única ou múltipla, sexo e avaliação da vitalidade pelo escore de Apgar serão analisadas juntamente com variáveis maternas como idade, demográficas como número de filhos vivos e número de filhos mortos e variáveis médicas como ventilação mecânica, cateterização de vasos umbilicais, nutrição parenteral prolongada e relato de sepse, bem como fração inspirada de oxigênio serão analisadas de forma bivariada e multivariada. Esta última forma utilizará o modelo multivariado e proporcional de Cox com posterior ajuste pela técnica de resíduos de Cox-Snell. Os dados a serem analisados estão contidos nos prontuários médicos dos recém-nascidos internados na UTIN do Hospital Universitário de Taubaté. O presente projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UNITAU. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SUSANA DE PAULA RISSO; LUIZ FERNANDO C. NASCIMENTO. Fatores de risco para óbito em unidade de terapia intensiva neonatal, utilizando a técnica de análise de sobrevida. Revista Brasileira de Terapia Intensiva, v. 22, n. 1, p. 19-26, . (08/51485-6, 08/05663-0)