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Caracterização microestrutural e avaliação de propriedades mecânicas da liga fundida Al 356 soldada por FSW e fadigada termicamente

Processo: 05/52576-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2005
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2006
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Nelson Guedes de Alcântara
Beneficiário:Marcio José Cuccolo Rosales
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Soldagem   Ligas de alumínio   Propriedades mecânicas   Microscopia óptica   Microscopia eletrônica de varredura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fadiga Termica | Friction Stir Welding | Ligas De Aluminio | Propriedades Mecanicas | Soldagem

Resumo

Caracterização microestrutural e avaliação de propriedades mecânicas de ligas ferrosas e não ferrosas submetidas à fadiga térmica é um projeto de pesquisa em desenvolvimento no Grupo Tecnologia da Soldagem do DEMa/UFSCar. No âmbito de ligas não ferrosas, está em desenvolvimento a aplicação do processo de soldagem "Friction Stir Welding - FSW", processo de soldagem com altas taxas de deformação no estado sólido, em ligas que serão submetidas ao ensaio de fadiga térmica. Assim este trabalho tem um objetivo pioneiro de investigar os efeitos de altas taxas de deformação aplicadas a microestrutura de uma liga fundida submetida a ciclos de aquecimento e resfriamento. Do ponto de vista científico e tecnológico, o valor deste trabalho faz-se presente pela avaliação do comportamento do material quando submetido a uma alta taxa de deformação imposta pelo processo de soldagem e a sucessivos ciclos de resfriamento e aquecimento, ou seja, pela simulação das condições de trabalho tal como em um motor a combustão no caso das ligas não ferrosas, assunto este de interesse técnico - científico e industrial A caracterização microestrutural será realizada através de microscopia ótica (MO) e microscopia eletrônica de varredura (MEV), e para o estudo das propriedades mecânicas será realizado ensaio de tração, com o intuito de analisar as alterações microestruturais promovidas pela taxa de deformação imposta pelo processo de soldagem e pelos ciclos de aquecimento e resfriamento de fadiga térmica. (AU)

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