Busca avançada
Ano de início
Entree

O envolvimento do cliente no processo de desenvolvimento de produtos: pesquisa exploratória em empresas do setor de bens de capital

Processo: 07/59064-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Engenharia do Produto
Pesquisador responsável:José Carlos de Toledo
Beneficiário:Diego Hikari Okamoto
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Engenharia de produto   Desenvolvimento de produtos   Indústria de bens de capital   Pesquisa bibliográfica   Análise de dados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento De Produtos | Envolvimento De Clientes | Estudos De Caso | Gestao De Pdp | Industria De Bens De Capital | Relacao Fornecedores Cliente

Resumo

Diante do contexto mundial de rápidas mudanças tecnológicas, intensificação da concorrência internacional e crescentes exigências de melhoria da qualidade pelos clientes Industriais, presentes no setor de bens de capital, é fundamental o contínuo aperfeiçoamento dos produtos existentes e o desenvolvimento de novos produtos, para que se consiga atender as necessidades do mercado de máquinas e equipamentos. A melhoria contínua da gestão do desenvolvimento de produtos permitirá, às empresas do setor de bens de capital, vantagens competitivas, para atender às demandas do setor, elevando sua capacidade de fornecimento local e de exportação. Este projeto de iniciação científica tem como objetivo realizar um levantamento de práticas adotadas e analisar o papel (ou seja, as funções) e o nível de envolvimento dos clientes (neste caso são clientes industriais) no processo de desenvolvimento de produtos (PDP) em empresas do setor de bens de capital, da região de São Carlos/SP. Busca-se também identificar os principais problemas e dificuldades desse envolvimento. Para isso, será realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a gestão do envolvimento do cliente no PDP e uma pesquisa de campo, por meio de quatro estudos de caso, em empresas do setor bens de capital (sendo 2 empresas de produção seriada e 2 empresas de produção por encomenda) e em pelo menos um cliente de cada empresa. A partir da análise dos dados levantados será feita uma comparação entre as práticas observadas e o que é prescrito na teoria, além de se propor algumas ações que possam melhorar o desempenho desse envolvimento do cliente nas diferentes fases da negociação, do desenvolvimento e da adoção dos novos produtos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)