Busca avançada
Ano de início
Entree

Capacitação tecnológica para o desenvolvimento de produtos e processos no contexto das novas relações cliente-fornecedor: implicações para fornecedores do setor de bens de consumo duráveis..

Processo: 96/07523-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 25 de novembro de 1996
Data de Término da vigência: 25 de agosto de 1997
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Jose Amaro dos Santos
Beneficiário:Jose Amaro dos Santos
Pesquisador Anfitrião: Gunter Specht
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Technische Universität Darmstadt (TU Darmstadt), Alemanha  
Assunto(s):Capacitação tecnológica   Tecnologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capacitacao Tecnologica | Desenvolvimento Do Produto | Estrategia Empressarial | Produto | Tecnologia

Resumo

Em função da globalização, clientes e fornecedores estão redefinindo as suas relações tradicionais. Como conseqüência, a capacitação tecnológica de cada uma destas partes deverá ser planejada com base nas novas relações cliente-fornecedor. Em particular, a capacitação tecnológica para desenvolver produtos e processos tem merecido atenção especial neste contexto de mudança, por causa da sua importância estratégica para a empresa. Por exemplo, um fornecedor pode ter como opções 'investir em P&D próprio', 'contratar P&D externo', 'adquirir novas tecnologias de terceiros' ou 'manter tecnologias tradicionais'. Cada uma destas opções determinará capacitações tecnológicas distintas, em função das quais são determinados os programas, as ferramentas de gestão e as metodologias a serem adotadas na empresa, no âmbito operacional. Decisões acertadas, neste sentido, resultam em vantagens competitivas para a empresa, ao passo que decisões equivocadas usualmente causam desperdício de recursos materiais, humanos e de capital. Portanto, a definição adequada da estratégia, tecnológica para o desenvolvimento de produtos e processos exige que seja considerado o contexto das relações cliente-fornecedor da empresa. A pesquisa proposta tem como objetivo contribuir para a formulação teórica da estratégica tecnológica e seus desdobramentos em ferramentas de gestão. A metodologia da pesquisa empregará um modelo topológico e um roteiro para estudos de caso, a serem definidos em conjunto com o professor Specht da TH-Darmstadt, os quais serão empregados como referência para as aplicações de campo. Estas aplicações constarão do estudo de seis empresas do setor de bens de consumo duráveis, três localizadas no Brasil e três na Alemanha. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)