Busca avançada
Ano de início
Entree

Professores de escola técnica: diferenciações sociais

Processo: 04/15480-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Aparecida Neri de Souza
Beneficiário:Michelle Felippe Barthazar
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/04023-3 - Trabalho e formação profissional no campo da cultura: professores, músicos e bailarinos, AP.TEM
Assunto(s):Condições de trabalho   Ensino profissional e técnico   Professores   Formação de professores   Relações de gênero   Classe social   Relações étnicas e raciais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Condicoes De Trabalho | Ensino Tecnico | Formacao | Relacoes De Genero | Trabalho De Professor

Resumo

O objetivo geral deste projeto é analisar as diferenciações sociais - de classe, gênero, etnia e idade - dos professores que trabalham no Colégio Técnico de Campinas - COTUCA, da Unicamp, com pretensões de contribuir para o conhecimento sobre os professores das escolas técnicas e seu trabalho e sua formação. É intenção deste projeto, estudar a história profissional desses professores, situando-a num processo histórico de mudanças sociais e econômicas que transformaram profundamente o seu trabalho. Trata-se de um recorte que permite analisar as diferenciações entre esses profissionais, suas especificidades, suas trajetórias educacionais, profissionais, exposição a atividades de formação extra-escolar, acesso a bens culturais, características sociais, culturais, econômicas, e também quais as representações que esses profissionais constroem de seu trabalho. Este projeto de iniciação científica se insere no Projeto Temático "Trabalho e Formação Profissional no Campo da Cultura: Professores, Músicos e Bailarinos", financiado pela Fapesp, coordenado pela Profa. Dra. Liliana Rolfsen Petrilli Segnini, cuja pesquisadora principal é a Profa. Dra. Aparecida Neri de Souza orientadora deste projeto de iniciação de científica. Assim, serão analisadas as entrevistas já realizadas com os professores da escola péla pesquisadora principal do projeto. Também serão analisados os dossiês disponíveis no Departamento de Recursos Humanos da UNICAMP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)