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Uma analise da inclusao escolar de pessoas com deficiencia mental.

Processo: 06/53873-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Elisa Tomoe Moriya Schlünzen
Beneficiário:Daniela Cristina Barros de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Pessoas com deficiência mental   Práticas pedagógicas   Inclusão escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Inclusao Escolar | Leis Educacionais | Pessoas Com Deficiencia Mental | Pratica Pedagogica

Resumo

Essa pesquisa tem por objetivo analisar o processo de tentativas de inclusão escolar de duas pessoas com quadro clínico de deficiência mental, uma considerada com alto comprometimento e outra tendo diagnóstico de baixo comprometimento intelectual, percebendo quais foram os dificultores para que tais pessoas fossem efetivamente incluídas, baseando-se nos discursos dos responsáveis, profissionais de educação e dos próprios sujeitos. Para tanto, o desenvolvimento metodológico da pesquisa será de ordem qualitativa caracterizando-se por estudo de caso. Para o levantamento dos dados serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com os sujeitos, seus responsáveis e com os profissionais que tiveram contato com o caminhar educacional bem como com as tentativas de inclusão dos sujeitos. Após a realização do levantamento de dados, que ocorrerá fundamentalmente por meio das entrevistas e análise de documentos referentes a estrutura curricular das instituições das quais os indivíduos fizeram parte como também de seus antigos registros escolares (como cadernos), estes serão selecionados e analisados, de acordo com categorias a serem comparadas com a problemática inicial, com os objetivos e com o aporte teórico, de forma a permitir concluir quais foram as reais dificuldades enfrentadas para incluir os sujeitos com deficiência mental. Para documentar o resultado obtido ao término de cada etapa referente aos objetivos propostos, será elaborado um relatório com todos os dados e resultados relevantes obtidos. (AU)

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