Busca avançada
Ano de início
Entree

As estrategias de predicacao no processo de aquisicao de escrita de um sujeito: um acompanhamento longitudinal da emergencia de uma marca de estilo.

Processo: 08/53651-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Maria Bernadete Marques Abaurre
Beneficiário:Larissa Picinato Mazuchelli
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Paradigma indiciário   Predicação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquisicao De Escrita | Estilo | Paradigma Indiciario | Predicacao

Resumo

Este projeto de pesquisa, já em andamento, tem por objetivo estudar a emergência dos recursos de predicação no contexto da história individual da aquisição de escrita de M.L. O estudo baseia-se em dados de um corpus longitudinal, por meio do qual analisamos o caminho da predicação de M.L. na emergência de seu estilo, como forma de manifestação de seu querer-dizer (Bakhtin, 1953), de suas intenções discursivas (Possenti. 1988). Considerando como ponto inicial dessa análise a busca por marcas significativas, indícios do processo de construção de autoria de M.L., adotamos a proposta do paradigma indiciário de Ginzburg (1986) para os estudos nas Ciências Humanas. Para este trabalho, baseamos-nos numa concepção sócio-histórica de linguagem, atividade humana tomada como lugar de interação de sujeitos (Franchi, 1987). Buscamos articular a metodologia qualitativa de Ginzburg, uma análise semântica dos dados fundamentada em Halliday (1985) e uma interpretação que leva em conta as teorias enunciativas de estilo e gêneros do discurso de Bakhtin (1953) e Possenti (1988). Articulamos ainda as concepções de letramento de Marcuschi (2003a) e de autoria de Tfouni (2001) - já que a relação oralidade/escrita/autoria presente nos trabalhos de ambos é significativa para a discussão e compreensão das complexas relações envolvidas no processo de aquisição de escrita.Com base na análise semântica dos dados de M.L., buscamos refletir, portanto, sobre a maneira como a relação sujeito/linguagem será constituída a partir das escolhas realizadas em suas produções escritas, no que tange à predicação, especificamente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)