Busca avançada
Ano de início
Entree

Moda e industria cultural: a obsolescencia planejada do novo, a coisificacao do corpo e a administracao social.

Processo: 02/05356-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2002
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Renato Bueno Franco
Beneficiário:Miqueli Michetti
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Industria Da Moda | Moda E Filosofia | Moda E Historia | Moda E Industria Cultural

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo principal a análise da bibliografia (indicada na bibliografia do projeto) sobre a moda. Esta, que pode ser considerada como um fenômeno amplo, será nesse trabalho restringida à indústria do vestuário. É nesse campo, segundo minha hipótese, que a moda enquanto instituição pode ser relacionada diretamente à indústria cultural. Tendo se tornado hoje um fenômeno relevante, que parece atingir a quase todos os indivíduos, ela produz planejadamente tanto a novidade como sua obsolescência. Circuito de dupla polaridade, ela oferece ao consumidor a ilusão de individuação que, ao consumi-la, reprime para sempre essa possibilidade. Seu consumidor obedece à "lógica do sensacional", que parece hoje estruturar a vida social. Assim, procurarei destacar os textos dos autores frankfurtianos que poderiam melhor se prestar à análise da moda, a qual "coisifica" o sujeito e parece estar relacionada à administração da sociedade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)