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Colaboração e participação de crianças no tratamento fonoaudiológico: estratégias relatadas por estudantes e docentes de um curso de graduação

Processo: 09/51604-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Cecilia Guarnieri Batista
Beneficiário:Camila Lima Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/55986-4 - Comportamento e saúde bucal, AP.TEM
Assunto(s):Desenvolvimento humano   Fonoaudiologia   Relações médico-paciente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Colaboracao | Desenvolvimento Humano | Fonoaudiologia | Participacao | Relacao Prosissional-Paciente

Resumo

Nos atendimentos em saúde podem ocorrer situações nas quais o paciente não colabora ou não participa do procedimento, e isso exige que o profissional conheça estratégias para obter essa colaboração/participação. A partir disso, o objetivo geral do estudo é realizar um levantamento sobre conhecimento e estratégias dos fonoaudiólogos, para lidar com situações consideradas difíceis na sua prática clínica, nas áreas de Audiologia, Motricidade Orofacial e Voz. Para tanto, será realizada uma pesquisa bibliográfica e entrevistas com estudantes do último ano e docentes do curso de graduação em Fonoaudiologia da UNICAMP. As entrevistas, com formato semi-estruturado, abrangerão os seguintes tópicos: problemas encontrados no atendimento fonoaudiológico de crianças de 4 a 12 anos, soluções propostas para esses problemas e fundamentos para a escolha dessas soluções. As entrevistas serão gravadas para posterior transcrição dos dados para análise. Será realizada a análise de conteúdo dos dados, e será construído um sistema de categorias para apresentação dos mesmos. Os resultados serão discutidos em termos das situações que mais trazem dificuldade para os profissionais no atendimento fonoaudiológico, bem como das soluções apontadas para sua solução, tanto na literatura da área, como no contato direto com profissionais e estudantes com experiência na área. Dessa forma, será feito um mapeamento das estratégias utilizadas diante dessas situações, e discutidas suas implicações para a formação profissional. (AU)

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