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O ludico nas interacoes crianca-crianca: o caso das criancas com deficiencia.

Processo: 05/57070-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Cecilia Guarnieri Batista
Beneficiário:Carolina Molina Lucenti de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças com deficiência   Comportamento de brincar   Desenvolvimento infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brincar | Criancas Com Deficiencia | Desenvolvimento Infantil | Interacao Entre Criancas

Resumo

A interação e as relações sociais desempenham um importante papel no desenvolvimento infantil. Por meio das interações a criança constrói ativamente seu próprio mundo, modelado pelo contexto social em que está inserida. Quando se trata de crianças com deficiência, a capacidade de estabelecer e manter interações entre elas muitas vezes é subestimada. Por possuírem algumas limitações quanto às possibilidades de locomoção e exploração de objetos, essas crianças são freqüentemente consideradas incapazes de oferecer alguma espécie de contribuição ao desenvolvimento de seus parceiros. Deste modo, as crianças com deficiência são na maioria das vezes "privadas" do contato com parceiros, desestimuladas a integrarem grupos de brinquedo e têm suas interações restritas à relação com o adulto. Nesse sentido, o presente trabalho pretende observar e analisar, através de situações de brincadeira, o papel dos parceiros no desenvolvimento da criança com deficiência. Participarão do projeto crianças de 4 a 12 anos, com diagnóstico de deficiência visual, muitas com problemas orgânicos adicionais ou com dificuldades de aprendizagem, que participam de um projeto integrado de pesquisa e intervenção no Cepre - FCM - Unicamp. Serão selecionados brinquedos apropriados à faixa etária das crianças e em quantidade suficiente para todos os participantes. As sessões terão duração de aproximadamente 25 minutos e serão gravadas, transcritas e analisadas procurando identificar os modos de interação que se estabelecem entre as crianças com deficiência e suas potencialidades. (AU)

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