Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da influencia do ion la3+ em fibras mono cristalinas oxidas de y1-xlaxvo4 (0.0<x<0.5) preparadas por meio de fusao a laser (lhpg).

Processo: 05/59339-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Marcello Rubens Barsi Andreeta
Beneficiário:Michael de Melo
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Vanadatos   Fibras monocristalinas   Radiação infravermelha   Crescimento de cristais   Óxidos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crescimento De Cristais | Fibras Monocristalinas | Oxidos | Radiacao Infravermelha | Vanadatos

Resumo

A tendência na miniaturização dos dispositivos ópticos, especialmente nas áreas de transmissão de dados e lasers do estado sólido, levaram a uma retomada na otimização dos processos de preparação de fibras monocristalinas a partir da década de 80. Compostos como os ortovanadatos de ítrio e gadolíneo (MVO4; RE =Y e Gd) quando dopados com Nd3+ têm se destacado nas aplicações como elementos ativos em lasers do estado sólido. Porém a obtenção destes compostos na forma monocristalina exige a utilização de equipamentos e atmosferas especiais para se evitar a redução do íon vanádio, fato que deteriora a qualidade óptica do cristal. Durante a execução deste projeto de iniciação científica, fibras monocristalinas de compostos do tipo Y1-xLaxVO4 (0<x<0.5) serão puxadas usando-se a técnica denominada Laser Heated Pedestal Growth (LHPG) em atmosfera ambiente. Na técnica LHPG, um laser de CO2 de alta potência (125 W, I = 10.6 mm) é utilizado como elemento de aquecimento para a fusão do material, e o processo de crescimento é semelhante a um processo de zona flutuante em miniatura. As fibras monocristalinas dos compostos Y1-xLaxVO4 serão estudadas quanto a influência do íon La3+ nas propriedades ópticas do composto puro e quando dopado com Nd3+. As caracterizações estruturais e morfológicas das fibras obtidas serão realizadas por difração de raios-X, microscopia eletrônica de varredura e microscopia óptica. As caracterizações ópticas serão efetuadas por meio da transmissão óptica e luminescência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)