Busca avançada
Ano de início
Entree

A promoção da consciência e da prática sócio ambiental de alunos e docentes envolvidos no programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas em Ribeirão Preto

Processo: 06/00255-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria de Lourdes Spazziani
Beneficiário:Barbara Suleiman de Macedo
Instituição Sede: Centro Universitário Moura Lacerda. Instituição Moura Lacerda. Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Ensino fundamental   Educação ambiental   Formação de professores   Ribeirão Preto (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consciencia Ambiental | Educacao Ambiental | Ensino Fundamental | Formacao De Professores | Educação Ambiental

Resumo

Este projeto de pesquisa pretende investigar em que medida o processo de formação de alunos e professores proposto pelo Programa “Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas”, desenvolvido em 49 escolas de Ribeirão Preto a partir de 2004, promoveu a consciência e práticas sócio-ambientais dos sujeitos e das escolas envolvidas. Ou seja, se houve a criação das COM-VIDAS (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola) e a realização da Agenda 21 Escolar. Acompanhar os resultados desse processo e verificar como isso está influenciando as práticas pedagógicas na escola. Se houve fortalecimento do aluno ou do professor dentro da escola e qual a abertura propiciada para eles poderem realizar os eventos propostos no Seminário de Formação. O que foi apreendido, como a escola está tratando as questões sócio-ambientais, e quais as mudanças realizadas. A proposta da pesquisa é ao mesmo tempo em que investiga, apontar caminhos para continuar fortalecendo o movimento de alunos e docentes com uma visão mais ampla. Acompanhar essa proposta do Ministério da Educação e do Meio Ambiente que é uma proposta nacional, em Ribeirão Preto, é de extrema importância para o campo da educação ambiental brasileira. Este estudo pretende investigar o envolvimento dos 98 docentes e 98 alunos das 49 escolas envolvidas no “Programa. Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas”. Os professores que acompanharam o Seminário de Formação foram de História, Geografia e Ciências. Neste projeto pretendemos investigar como o envolvimento desses professores e alunos, no referido Programa, promoveu a consciência e a prática sócio-ambiental desses sujeitos. Os pressupostos teóricos dos estudos da consciência acham-se referenciados pela perspectiva histórico-cultural em psicologia desenvolvida por Vigotski (1998 e 2001) que entende essa função psíquica como de natureza social. Assim como para Bakhtin (1991) que entende que a constituição de nossa consciência se dá no embate constante do sujeito com o meio físico e social que o envolve, ou seja, constitui-se em um fenômeno sócio-ideológico. A pesquisa empírica compõe-se de várias etapas: a primeira que pretende identificar como os sujeitos envolvidos no Programa estão desenvolvendo as propostas em suas escolas; a segunda envolve a análise do levantamento realizado e seleção das escolas/sujeitos para aprofundar estudo da consciência e práticas desenvolvidas; a terceira etapa contempla as análises dos dados obtidos, com a participação de pesquisadores e alunos para a implementação de novos estudos curriculares e propostas de ação para as comunidades relativas às questões mapeadas. O estudo da consciência e práticas sócio-ambientais junto aos sujeitos pretende ser desenvolvida mediante metodologia que investigue o discurso oral e escrito dos sujeitos sobre suas percepções, idéias e práticas relacionadas a questões sócio-ambientais do entorno, por meio de técnicas utilizadas em pesquisas do tipo qualitativa. Dessa forma, deve-se priorizar observação das práticas cotidianas, questionários semi-fechados e entrevistas com grupos focais. As observações, entrevistas e questionários serão realizados pela pesquisadora. Os dados serão analisados na perspectiva de pesquisa qualitativa, tendo-se em vista os diferentes materiais para a construção dos dados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)