Busca avançada
Ano de início
Entree

Turismo & mídia: presença dos sentidos no jornalismo turístico

Processo: 03/05313-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2004
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Luciano Guimarães
Beneficiário:Uiara Araujo de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Meios de comunicação   Órgãos dos sentidos   Mediação   Imaginário   Turismo   Jornalismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Jornalismo Turistico | Mediacao | Midia | Orgaos Dos Sentidos | Sentidos De Percepcao | Turismo

Resumo

Esta pesquisa investiga o jornalismo turístico a partir do levantamento, análise e comparação de alguns produtos da mídia (revistas, jornais, websites e telejornais), com o objetivo de compreender a participação dos órgãos do sentido na mediação entre realidade e imaginário. Este estudo busca contribuir na reflexão sobre a maneira como o jornalismo turístico pode tratar a questão da mediação da realidade sem a redução em demasiado de todas as sensações que fazem parte do universo sensível, que são importantes nas viagens que os leitores ou telespectadores podem fazer, remomerar ou imaginar. Esta proposta se insere nas críticas atuais à profusão e exacerbação das imagens na mídia, chamada por muitos de "crise da visibilidade". Parte-se da hipótese de que o jornalismo turístico vem priorizando de forma exacerbada o sentido da visão em detrimento dos outros sentidos e que, diante disso, há prejuízo na construção das informações nas matérias jornalísticas dessa especialização, visto que o que se oferece é uma realidade mediada parcial ao turista em potencial ou aquele público que acompanha o jornalismo turístico para conhecer novos lugares ou relembrar os já visitados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)