Busca avançada
Ano de início
Entree

O efeito da escola sobre o desempenho de alunos do ensino fundamental: uma analise para os estados brasileiros.

Processo: 06/04773-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia do Bem-estar Social
Pesquisador responsável:Elaine Toldo Pazello
Beneficiário:Rafael de Sousa Camelo
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação da educação   Qualidade do ensino   Economia da educação   Ensino fundamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao Educacional | Ensino Fundamental | L De Theil | Qualidade Do Ensino | Saeb | Economia da Educação

Resumo

O presente projeto propõe estimar o efeito da escola sobre o desempenho dos alunos da 4ª série do ensino fundamental para cada um dos estados brasileiros. Para isto, dois exercícios serão realizados. O primeiro consiste em decompor a desigualdade das notas, por meio da decomposição do índice L de Theil, com a finalidade de descobrir quanto do desempenho escolar pode ser explicado por diferenças na qualidade das escolas. O segundo, complementar ao primeiro, estima especificamente o ‘efeito-fixo’ da escola sobre o desempenho escolar que permitirá construir um ranking de escolas. Com base nesse ranking, simulações serão realizadas de forma a mensurar a melhoria de desempenho dos alunos caso estes freqüentassem as melhores escolas. Os dados utilizados são os do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) do INEP/MEC.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)