Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao imuno-histoquimica e molecular dos genes caveolin 1, serpine 1 como marcadores prognosticos e preditivos nas neoplasias mamarias em cadelas.

Processo: 05/57122-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Debora Aparecida Pires de Campos Zuccari
Beneficiário:Arieli Fernanda Gavioli Gomes
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Mama   Cadelas   Imuno-histoquímica   Prognóstico   Neoplasias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brca 1 E Brca 2 | Cadela | Imuno-Histoquimica | Mama | Neoplasias | Prognostico

Resumo

As neoplasias mamárias são os tumores mais comuns na fêmea canina, a qual apresenta a maior incidência de neoplasias mamárias dentre todos os mamíferos inclusive quando comparada à mulher. Os tumores mamários em cadelas prestam-se como modelos apropriados, e válidos, ao estudo da biologia e terapêutica do câncer, uma vez que animais de estimação têm tumores com apresentação histopatológica e comportamento biológico similares àqueles que acometem os seres humanos e, também,- são altamente polimórficos, originados a partir de diversas populações celulares associadas em um mesmo tumor, fato este que os tomam campo emergente de pesquisa. Sabe-se que um grande número de fatores pode ser utilizado para o estabelecimento do prognóstico e evolução de cada caso, contudo, muitas vezes, estes fatores podem falhar. O estudo da expressão de marcadores prognósticos e preditivos do câncer de mama têm se revelado importante ferramenta de trabalho na rotina diagnóstica e de pesquisa. Com base nestas observações, no presente projeto pretende-se avaliar a expressão imuno-histoquímica e molecular dos genes caveoiin 1 e serpine 1 em tumores de mama de cadelas, para que possam ser associados ao prognóstico das cadelas e, também, auxiliar no desenvolvimento de futuras terapias que possam impedir o crescimento tumoral e o surgimento de metástases. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)