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Efeito da adição de Zr nas transformações de fase em ligas Ti-Nb para uso em implantes ortopédicos

Processo: 04/15226-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Rubens Caram Junior
Beneficiário:Peterson Luiz Ferrandini
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/09849-7 - Núcleo de excelência em desenvolvimento e caracterização de ligas de titânio aplicadas em ortopedia e odontologia, AP.PRNX.TEM
Assunto(s):Mudança de fase   Zircônia   Ligas de titânio   Próteses ortopédicas   Biomateriais   Arco elétrico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomateriais | Ligas De Titanio | Metalurgia Fisica | Microestruturas | Propriedades Mecanicas | Transformacao De Fase

Resumo

A pesquisa aqui proposta trata do estudo de ligas de titânio tipo beta contendo elementos betagênicos para uso em implantes ortopédicos e faz parte de projeto de pesquisa temático financiado pela Fapesp (03/09849-7). As ligas de titânio tipo beta apresentam diversas vantagens em relação às ligas do tipo alfa+beta, incluindo menor módulo de elasticidade, o que é benéfico para os tecidos ósseos próximos ao implante e também, podem ser concebidas a partir de metais altamente biocompatíveis como o TA, o NB e o ZR. O trabalho tratará do estudo de estabilidade e metaestabilidade de ligas tipo beta no sistema TI-NB-ZR. Tal estudo será implementado a partir da avaliação da influência do teor de zircônio na formação de estruturas estáveis e metaestáveis e da correlação entre microestruturas obtidas e propriedades mecânicas. Tal trabalho será desenvolvido a partir da preparação de ligas em forno a arco sob atmosfera controlada, deformação plástica das amostras através forjamento rotativo, tratamentos térmicos sob diferentes condições e caracterização utilizando-se microscopia óptica e eletrônica de varredura, difração de raios-x e análise térmica diferencial e determinação de propriedades mecânicas a partir de ensaios de tração e de técnicas acústicas. (AU)

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