Busca avançada
Ano de início
Entree

A ênfase na técnica, ausência da crítica: um estudo sobre a formação do professor de Matemática

Processo: 00/10150-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Carrera de Souza
Beneficiário:Marcelo Moura dos Santos
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino fundamental e médio   Ensino de matemática   Educação matemática   Curso de graduação   Formação de professores   Currículos e programas   Licenciatura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Matematica | Ensino Fundamental E Medio | Ensino Tradicional Vigente | Formacao De Professores | Licenciatura Em Matematica

Resumo

A leitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais destaca o ensino de Matemática fundamentado em conceitos que permitam interpretar fatos e dados da realidade, com o objetivo de possibilitar aos alunos desempenhar-se em seu meio social e em especial com forte identidade de cidadania. Contudo o quadro atual nas instituições universitárias, em particular nos cursos de licenciatura em Matemática, em sua maioria, apresenta uma estruturação em que docentes e alunos trabalham a matemática a partir de seus fundamentos lógicos, dando ênfase ao rigor, a precisão e a linguagem formal. Nesta perspectiva, propomos responder a seguinte pergunta central do projeto: Em que profundidade a predominância da visão do curso de licenciatura em Matemática enfatizando o caráter científico dessa área do saber em detrimento da visão que enfatiza a Educação Matemática está influindo na formação do professor? Para isto, investigaremos os cursos de licenciatura em Matemática de três Universidades Públicas Paulistas, utilizando-se da análise de arquivo e da entrevista oral como metodologia. Vamos analisar os documentos referentes aos cursos e aplicaremos entrevistas orais as pessoas que fazem parte do processo de formação de professores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)