Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da compreensao de leitura em surdos sinalizadores.

Processo: 07/55448-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cárnio
Beneficiário:Eleonora Csipai da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Surdez   Compreensão da leitura   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Compreensao De Leitura | Estrategias De Aprendizado | Leitura | Surdez

Resumo

A leitura de um texto realizada por um indivíduo surdo é, geralmente, considerada deficitária, ocasionando um prejuízo da compreensão do mesmo. Este projeto tem como objetivo estabelecer o nível de compreensão de leitura e analisar as estratégias para a mesma habilidade utilizadas por surdos sinalizadores no início e término de um Programa de Intervenção Fonoaudiólogo. É um estudo retrospectivo no qual serão usadas filmagens de avaliação de Compreensão de Leitura de cinco adolescentes surdos no início e no término do referido programa. Para execução desta pesquisa, serão utilizados os seguintes materiais: um protocolo a ser desenvolvido para o registro das estratégias de compreensão de leitura dos adolescentes e o protocolo elaborado por Cárnio e Zacharias (2006), para o registro do nível de compreensão de leitura. Na primeira etapa da pesquisa será realizada a seleção dos trechos de filmagens contendo as provas de compreensão de leitura. Na segunda etapa, a bolsista analisará a compreensão do texto lido e realizará o levantamento das estratégias utilizadas pelos adolescentes para atingir tal objetivo. Os dados do nível de compreensão, das estratégias utilizadas e a freqüência de ocorrência para cada estratégia coletados no início e no término do programa, serão tabulados e encaminhados para tratamento estatístico. Também será feita uma análise qualitativa, por meio do protocolo elaborado por Cárnio e Zacharias (2006) e de um protocolo a ser elaborado para analisar as estratégias de compreensão de leitura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)