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Compreensao de leitura em surdos: trabalho fonoaudiologico com a tecnica scaffolding.

Processo: 05/58210-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cárnio
Beneficiário:Daniela Novato Silva
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Surdez   Compreensão da leitura   Escrita   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Compreensao De Leitura | Escrita | Leitura | Scaffolding | Surdez

Resumo

A maioria dos surdos tem dificuldade na compreensão e produção texto escrito, principalmente pela falta de uma base linguística bem estabelecida seja ela em língua oral ou em língua de sinais (Cárnio et al., 2000). Este estudo tem por objetivo verificar a evolução da compreensão de leitura de adolescentes surdos por meio de um trabalho fonoaudiológico de recontagem em Libras de histórias infanto-juvenis, com base na técnica de "Scaffolding" (Arcabouço) proposta por Paul R. Hoffman (1997). São sujeitos dessa pesquisa dez adolescentes surdos que freqüentam terapia fonoaudiológica no Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Leitura e Escrita do Curso de Fonoaudiologia da FMUSP, de ambos os sexos, com idade variando entre 9 e 16 anos, escolaridade variando entre 2.ª série do Ensino Fundamental à 1.ª série do Ensino Médio, porém com nível funcional de leitura muito próximo, sendo a maioria estudantes de escola ou classe especial, com um baixo nível sócio-econômico. A maioria apresenta perda auditiva neurossensorial profunda em ambas as orelhas. Os sujeitos estão sendo atendidos em terapia fonoaudiológica, com a aplicação da técnica de 'Scaffolding', realizando-se filmagens esporádicas do processo terapêutico. Os sujeitos já foram avaliados quanto à compreensão de leitura antes do programa terapêutico e serão avaliados novamente ao final da pesquisa através de um protocolo adaptado de Castillo (1999). Os dados serão encaminhados para tratamento estatístico e serão avaliados através de análises qualitativa. (AU)

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