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Descrevendo a confeccao de modelos especiais representando os acidos nucleicos: fundamentos basicos numa linguagem voltada ao ensino medio.

Processo: 02/06281-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica
Pesquisador responsável:Leila Maria Beltramini
Beneficiário:Talles Henrique Gonçalves de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ácidos nucleicos   Ensino médio   Biologia molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acidos Nucleicos | Aplicacao E Avaliacao | Biologia Molecular | Educacao E Difusao | Ensino Medio | Modelo Didatico

Resumo

No Brasil, o ensino de Biologia tem priorizado aspectos descritivos em todas as áreas desta ciência. No entanto, a experiência da área educacional e na comunicação com o público leigo tem mostrado o emprego de materiais que possam ser manipulados possuem um forte impacto na compreensão do paradigma estrutura-função em biologia. Assim, com o objetivo de tomar os fenômenos moleculares mais atrativos a equipe de difusão do CBME desenvolveu alguns modelos para estudos de biomoléculas, entre eles o de nucleotídeos, a ser utilizado para construir ácidos nucléicos (DNA e RNA). Este é composto por pequenas peças de plástico que simulam subunidades moleculares orgânicas, e que o auxiliem a compreender o papel de cada subunidade (nucleotídeos) que os compõe. Desta forma, o objetivo deste projeto de iniciação científica será a elaboração de um texto, numa linguagem didática e adequada, abordando aspectos históricos e conceituais sobre os ácidos nucléicos. Especificamente o projeto será desenvolvido na seguinte ordem: (a) descrever um texto com a abordagem histórica e conceitual sobre os ácidos nucléicos que servirão de guia para o professor de Biologia do ensino médio e de Ciências do ensino fundamental; (b) descrever a montagem dos ácidos nucléicos DNA e RNA, a partir dos modelos em plástico; (c) acompanhar a aplicação e utilização dos modelos e seus conteúdos, que serão testados por professores do ensino médio da rede pública e particular da cidade de São Carlos, e posteriormente desenvolver instrumentos de avaliação que possam validar a utilização destes como ferramenta didática. (AU)

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