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Aprendizado por reforco aplicado em robos sociais.

Processo: 06/05707-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2007
Data de Término da vigência: 31 de março de 2008
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Roseli Aparecida Francelin Romero
Beneficiário:Vitor Rocha Munhoz
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Inteligência artificial   Aprendizagem   Robótica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizado | Inteligencia Artificial | Robotica | Computação/ Inteligência Artificial/ Robótica

Resumo

Este projeto tem como objetivo o estudo de técnicas de Aprendizado por reforço visando o desenvolvimento de uma arquitetura de controle e aprendizado de robôs sociais.A robótica social é uma subárea da robótica na qual são exploradas abordagens e métodos para o desenvolvimento de robôs amigáveis aos seres humanos, denominados robôs sociais [Dautenhahn, 1998] [Breazeal, 2002] [Breazeal, 2003]. Robôs sociais devem ser capazes de interagir, comunicar, entender e se relacionar com seres humanos de uma maneira natural [Breazeal, 2002]. Esses robôs devem ser capazes de reconhecer os seres humanos e realizar interações sociais, além de possuir percepções e interpretar o ambiente no qual estão inseridos. Robôs sociais devem ser capazes de aprender a partir das interações com os seres humanos, adquirindo novos conhecimentos e adaptando seus comportamentos em resposta aos estímulos e ao contexto do ambiente [Dautenhahn, 1995]. Existem motivações científicas e práticas para o desenvolvimento de robôs sociais [Breazeal, 2002]. Esses robôs podem ser utilizados para uma variedade de propósitos como: plataforma de pesquisas, educação e entretenimento. Robôs sociais podem, por exemplo, ser utilizados como plataforma de teste, na qual modelos computacionais de habilidades sociais podem ser codificados, testados e analisados por meio da inserção do robô em ambientes sociais controlados. Esses modelos são meios pelos quais as hipóteses podem ser testadas para adequação e suficiência para explicar um conjunto de dados e realizar predições. Na modelagem robótica, um sistema de controle pode ser testado para validar se ele produz o comportamento de interesse quando o robô é inserido em determinadas condições do ambiente

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