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Niveis de letramento: construcao da escrita e dificuldade da escolaridade.

Processo: 96/04666-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1996
Data de Término da vigência: 31 de julho de 1997
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Scheila Maria Leão Braga
Beneficiário:Carla Regina de Oliveira Dala Dea
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Narrativa   Escolaridade   Letramento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escolaridade | Letramento | Narrativa

Resumo

A análise das dificuldades na aquisição do código escrito atualmente é feita à luz de teorias sobre o letramento. As hipóteses teóricas deste estudo baseiam-se nos trabalhos de STUBBS (1981), SCRIBNER e COLE (1981), HEATH (1983), LANGER (1987), BARTON (1994), KLEIMAN (1995) e TERZI (1995). Os objetivos referem-se à análise de níveis de letramento e identificação de estratégias e processos de alunos com dificuldades. Método: Sujeito; estudo transversal com 120 sujeitos do ensino estadual divididos em 5 grupos: 2 controles e 3 alvos, material; serão aplicadas provas do Perfil Funcional de Alfabetização, uso e conhecimento do Código Escrito. Procedimento; avaliação será feita na escola, individualmente e observadas em classe. Análise dos Dados: será feita por estatística não paramétrica e qualitativamente por categorias de respostas. Discussão: será feita analisando-se os objetivos à luz do referencial teórico. (AU)

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