Busca avançada
Ano de início
Entree

A cidade e sua dimensao educativa.

Processo: 06/52523-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Silvana Maria Pintaudi
Beneficiário:Tânia Seneme Do Canto
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Cidades   Currículo   Ensino   Espaço urbano
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidade | Curriculo | Ensino | Espaco Urbano | Pos Modernidade

Resumo

Esta pesquisa é parte integrante de um projeto maior referente à elaboração de um jogo de simulação que tem como conteúdo a cidade e as formas de se exercer a cidadania expressas na legislação brasileira. O principal objetivo deste trabalho é trazer para sala de aula a complexidade do espaço urbano e estimular a participação política dos alunos por meio de uma linguagem que prima pela cooperação. Desse modo, se constitui um grupo de alunas que desenvolverão, cada uma, estudos específicos que servirão de base para a produção do jogo, entre as pesquisas estão as das estudantes Adriana Rosane Cunha, Sandra Coser e a apresentada neste projeto. A presente proposta de iniciação cientifica fundamenta-se na idéia de que a cidade tem em si uma infinidade de relações que se configuram como conteúdo educativo que merece ser incorporado aos currículos escolares atuais. Tais relações se dão no espaço urbano, onde vive e se reproduz cerca de 80% da população brasileira. Com o intuito de contribuir no aprofundamento desse tema e ampliar os horizontes da Educação através da consolidação de novas abordagens curriculares, será elaborado um plano de ensino que trate a cidade a partir de uma perspectiva pós-moderna. Assim, temos o objetivo de romper com a linearidade e a formalidade da ciência moderna no momento em que buscamos elucidar a relação existente entre o espaço concreto da cidade e a vida cotidiana que se realiza nela. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)