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Um estudo sobre as concepções de lugar, cidade e urbano com professores e alunos do ensino fundamental da rede pública paulista

Processo: 12/50272-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Vigência: 01 de setembro de 2012 - 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Sonia Maria Vanzella Castellar
Beneficiário:Sonia Maria Vanzella Castellar
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/05171-0 - Um estudo sobre as concepções de lugar, cidade e urbano com professores e alunos do ensino fundamental da rede pública paulista, BP.EP
14/04599-7 - Um estudo sobre as concepções de lugar, cidade e urbano com professores e alunos do ensino fundamental da rede pública paulista, BP.EP
14/04601-1 - Um estudo sobre as concepções de lugar, cidade e urbano com professores e alunos do ensino fundamental da rede pública paulista, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 14/04600-5 - Um estudo sobre as concepções de lugar, cidade e urbano com professores e alunos do ensino fundamental da rede pública paulista, BP.EP
13/13850-2 - Um estudo sobre as concepções de lugar, cidade e urbano com professores e alunos do ensino fundamental da rede pública paulista, BP.EP
13/02076-4 - Um estudo sobre as concepções de lugar, cidade e urbano com professores e alunos do ensino fundamental da rede pública paulista, BP.EP
12/24382-7 - Um estudo sobre as concepções de lugar, cidade e urbano com professores e alunos do ensino fundamental da rede pública paulista, BP.EP
12/25395-5 - Um estudo sobre as concepções de lugar, cidade e urbano com professores e alunos do ensino fundamental da rede pública paulista, BP.EP
13/00040-2 - Um estudo sobre as concepções de lugar, cidade e urbano com professores e alunos do ensino fundamental da rede pública paulista, BP.EP
12/24422-9 - Um estudo sobre as concepções de lugar, cidade e urbano com professores e alunos do ensino fundamental da rede pública paulista, BP.EP
12/23960-7 - Um estudo sobre as concepções de lugar, cidade e urbano com professores e alunos do ensino fundamental da rede pública paulista, BP.EP
12/23961-3 - Um estudo sobre as concepções de lugar, cidade e urbano com professores e alunos do ensino fundamental da rede pública paulista, BP.EP
12/24091-2 - Um estudo sobre as concepções de lugar, cidade e urbano com professores e alunos do ensino fundamental da rede pública paulista, BP.EP
12/22511-4 - Projeto melhoria do ensino público: um estudo sobre as concepções de lugar, cidade, urbano e o uso do solo com professores e alunos do ensino fundamental da rede pública paulista, BP.EP
12/23747-1 - Um estudo sobre as concepções de lugar, cidade e urbano com professores e alunos do ensino fundamental da rede pública paulista, BP.EP
12/23748-8 - Um estudo sobre as concepções de lugar, cidade e urbano com professores e alunos do ensino fundamental da rede pública paulista, BP.EP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Formação de professores  Ensino e aprendizagem  Geografia urbana  Espaço urbano  Escola pública 

Resumo

Este projeto procura investigar o processo de ensino e a aprendizagem em relação à construção do conhecimento escolar e a formação docente. O objetivo principal desse projeto é tratar do "como ensinar a ensinar" e o "como se aprende". Nessa dimensão não é preciso saber apenas o conteúdo, mas é preciso compreender como o aluno aprende, como se constrói o conhecimento e se cria condições para aprender, buscando sentido no como se ensina. Neste contexto teremos o lugar, a cidade e o urbano como conceitos centrais para entendermos o que o aluno aprende. Pois, é importante para a geografia escolar que o aluno compreenda a realidade vivida, desenvolva o raciocínio espacial, entenda a organização do território, ou seja, tenha a capacidade de ler o mundo. Assim, esses conceitos são considerados por nós como estruturantes da geografia escolar e. por isso é necessário analisar como os professores e os alunos do ensino fundamental da rede pública paulista os compreendem, tendo as práticas individuais e coletivas como referências para expressar suas concepções por meio das atividades docentes praticadas em sala de aula. Sendo assim, do ponto de vista teórico-metodológico abordaremos o tema com base em instrumentos para a identificação e interpretação dos conceitos por meio dos textos elaborados (narrativas) e a análise das ações didáticas, tendo as metodologias ativas e os projetos educativos (sequência didática, resolução de problemas, modelagem, jogos e simulações) como práticas dos professores para sala de aula. (AU)

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