Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do desempenho reprodutivo de hamsters sirio submetidos a dois diferentes sistemas de acasalamento.

Processo: 00/00282-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2000
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2001
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Nivea Lopes de Souza
Beneficiário:Marie Odile Monier Chelini
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biotério   Hamsters   Animais de laboratório   Reprodução animal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Animais De Laboratorio | Bioterio | Hamster | Manejo Reprodutivo | Reproducao Animal | Sistemas De Acasalamento

Resumo

Acredita-se que o hamster Sírio (Mesocricetus auratus) seja, na natureza, uma espécie solitária. As fêmeas, em particular, somente aceitam a presença do macho durante o dia do estro que se repete a cada quatro dias, demonstrando muita agressividade fora desse período. Em razão desse comportamento agressivo, o sistema de acasalamento preconizado para a reprodução do hamster é do tipo temporário (DE LUCA et al., 1996), o que significa que o macho e a fêmea são separados logo depois da cobertura ou da detecção da prenhez. O sistema mais adequado consistira em detectar o dia do estro, durante o qual a fêmea se mostra receptiva, e proceder ao acasalamento durante esse período de receptividade com duração de 14 a 16 horas (SIEGEL, 1985). No caso de uma colônia de grande número de indivíduos, esta torna-se uma prática bastante trabalhosa e, em função disso, muitos biotérios optam pelo sistema denominado harém (Comunicação pessoal). Nesse, um macho é alojado com diversas fêmeas, as quais são sucessivamente retiradas para gaiolas individuais, à medida que se constata a prenhez, para voltar à caixa comum logo depois do desmame das respectivas ninhadas. O objetivo do presente estudo consiste em comparar a influência dos dois sistemas de acasalamento sobre o desempenho reprodutivo de hamsters Sírio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHELINI, M. O. M.; SOUZA, N. L.; OTTA, E.. Breeding system can affect the offspring sex ratio in Syrian hamsters. LABORATORY ANIMALS, v. 45, n. 1, p. 55-57, . (00/00282-6)