Busca avançada
Ano de início
Entree

Música como teatro: análise das Récitations de Aperghis

Processo: 09/16302-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Silvio Ferraz Mello Filho
Beneficiário:Felipe Fayad Lesage
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Música contemporânea   Composição musical   Compositores   Teatro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:georges aperghis | Música Contemporânea | teatro pós-dramático | Composição

Resumo

George Aperghis, compositor grego radicado na França, tem uma profunda conexão com o universo do teatro. Em Récitations, conhecida obra sua para voz solo, a permeabilidade entre os universos musical e teatral é percebida em diversas instâncias, a começar pela partitura, codificador musical per se que, no entanto, necessita ser executada por uma atriz. O presente projeto almeja aprofundar-se nesse particular caráter criativo de Aperghis. Serão estudados, a partir de análise das Récitations e leituras pertinentes ao tema, aspectos do universo teatral, especialmente àquele que o teatrólogo alemão Hans-Thies Lehmann se refere como "pós-dramático", que incitem o trabalho desse compositor, sempre com o intuito de colher questionamentos poéticos que enriqueçam a produção composicional, objetivo fundamental da pesquisa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)