Cantando por entre as fendas: Diálogos intraculturais de práticas sonoras em ambie...
Análises Pedagógicas: Corpo Multifacetado e Mimesis Corpórea
Processo: | 06/06163-5 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de julho de 2007 |
Data de Término da vigência: | 30 de junho de 2008 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro |
Pesquisador responsável: | Juliana Schiel |
Beneficiário: | Leonardo Pereira da Costa |
Instituição Sede: | Reitoria. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Assunto(s): | História do teatro História |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | História | teatro | História do Teatro |
Resumo O projeto de pesquisa de iniciação científica, aqui descrito, é parte de uma investigação etnográfica acerca de processos criativos em teatro e dança, desenvolvido como projeto de Pós-Doutorado de Juliana Schiel, denominado Etnografias da Criação Corporal (processo Fapesp n. 2006/001453-5). Este projeto busca nos conceitos e metodologia da antropologia parâmetros de investigação e análise de grupos de criação artística. A pesquisa e os resultados dela devem utilizar tanto textos como imagens fotográficas. O foco da pesquisa etnográfica serão quatro processos criativos que têm, em comum, a criação corporal a partir de pesquisa dos intérpretes - dançarinos ou atores. O objetivo é compreender estes processos sempre interligando a teoria e a prática - as concepções e vivências -, permitindo uma investigação acurada dos diversos caminhos possíveis. Inserindo-se no projeto Jovem Pesquisador Aspectos Orgânicos na Dramaturgia do Ator, coordenado por Renato Ferracini, no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais, o Lume, a idéia é que a pesquisa de Pós-Doutorado sirva para enriquecer o debate da questão fundamental do Projeto Jovem Pesquisador: como é possível uma dramaturgia que parta de ações físico-vocais dos intérpretes. Para realização da pesquisa prevista no Pós Doutorado é necessário, em um primeiro momento, levantar e analisar o material produzido pelo grupo acerca de seu trabalho. Exige, portanto, uma pesquisa e análise de material encontrado em arquivos. Um dos grupos a ser pesquisado é o Lume. Devido à amplitude do material produzido pelo grupo ao longo de 21 anos de existência, este trabalho pode ser bastante aprofundado e é de importância fundamental, dada a importância do Lume, seja como produtor de metodologia, seja como produtor artístico. Incluir novos bolsistas, de iniciação científica, vai permitir que o trabalho de pesquisa, sistematização e análise em arquivos tenha o aprofundamento que merece e também que alunos de graduação em artes cênicas possam participar da pesquisa. Isto enriquecerá o grupo e, certamente, também ajudará na formação dos próprios alunos, que terão contato com uma metodologia e rotina de pesquisa e estarão em contato com a reflexão que foi sendo criada e modificada pelo Lume, ao longo dos anos. Este projeto pretende, assim, mapear e analisar a trajetória do Lume, através das entrevistas, projetos, artigos, teses e livros, além de outros materiais produzidos pelo grupo, ao longo de seus 21 anos de existência. A idéia é buscar as mudanças, nuances, e diferentes inflexões das suas concepções. Para tanto, serão definidos dois períodos: do início do Lume, sua fundação por Luís Otávio Burnier até o ano de 1996, e do ano de 1996 a 2006. | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |