Busca avançada
Ano de início
Entree

Toxicidade de óleos de semente de Ricinus communis e Jatropha curcas sobre operárias da formiga cortadeira Atta sexdens rubropilosa

Processo: 10/09037-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Botânica Aplicada
Pesquisador responsável:Déborah Yara Alves Cursino dos Santos
Beneficiário:Emerson da Costa Alonso
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fitoquímica   Saúva   Mamona
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Mamona | óleo de semente | Repelência | saúva | Fitoquímica

Resumo

As saúvas são os principais herbívoros dos trópicos do Novo Mundo, consumindo mais vegetação que mamíferos, lagartas ou besouros. As sementes de Ricinus communis e Jatropha curcas têm sido apontadas como fontes potenciais de óleo para biodiesel. Apesar dos poucos trabalhos feitos investigando a toxicidade de óleos de semente sobre saúvas, há resultados que demonstram que há considerável atividade tóxica de óleos de semente sobre esses insetos. Esse trabalho tem como objetivo analisar o efeito deletério e repelente de óleo de rícino e do óleo de semente de J. curcas sobre saúvas operárias de Atta sexdens rubropilosa mantidas em laboratório. Os óleos serão extraídos em aparelho Soxhlet e as formigas serão coletadas dos sauveiros do Laboratório de Fitoquímica do Departamento de Botânica do IB-USP. O efeito tóxico será analisado em testes de ingestão de dietas artificiais contendo diferentes concentrações dos óleos. Esses testes serão filmados nas primeiras 48h do tratamento a fim de se obter os resultados referentes aos testes de repelência, medindo-se a frequência de visita das saúvas à dieta durante esse período. Testes de toxicidade por contato serão realizados aplicando-se no pronoto do inseto diferentes concentrações dos óleos, diluídos em hexano. Serão montadas sete réplicas para cada tratamento de ingestão e contato, cujos resultados serão analisados através de ANOVA e, quando forem detectadas diferenças, os dados serão submetidos ao teste de Tukey. Os dados do teste de repelência serão analisados com teste Ç2, comparando as frequências obtidas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALONSO, E. C.; SANTOS, D. Y. A. C.. Ricinus communis and Jatropha curcas (Euphorbiaceae) Seed Oil Toxicity Against Atta sexdens rubropilosa (Hymenoptera: Formicidae). Journal of Economic Entomology, v. 106, n. 2, p. 742-746, . (10/09037-6)