Busca avançada
Ano de início
Entree

A psicologia da criança e a pedagogia funcional de Éduard Claparède e a pedagogia dos jardins de infância de Friedrich Froebel continuidades e rupturas no pensamento de dois autores defensores...

Processo: 05/51254-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Alessandra Arce Hai
Beneficiário:Rosimeire Simão
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Pedagogia   Psicologia da criança   Infância   Desenvolvimento infantil   Ensino e aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Chaparede | Froebel

Resumo

Nesta pesquisa pretende-se, dentro do projeto de nossa orientadora "A naturalização da infância e a pedagogia centrada na criança- uma análise do pensamento de Montessori e Claparède e de suas repercussões na difusão do ideário escolanovista no Brasil", analisar as proposições educacionais e psicológicas de Ciaparède e Froebel tomando-se, para tanto, como categorias de trabalho: desenvolvimento infantil, concepções de ensino-aprendizagem, função da educação e papel do professor; procurando-se apontar continuidades e rupturas no pensamento destes dois importantes educadores mundiais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)