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Nova metodologia de resolução de fluxo de potência com representação de controles e limites via técnicas de programação não linear

Processo: 06/01634-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Carlos Alberto de Castro Junior
Beneficiário:Adriana Scheffer Quintela Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Programação não linear
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ajustes Alternados | Fluxo De Carga | Interacoes Entre Controles | Modelagem De Barras Pv | Programacao Nao Linear | Fluxo de potência

Resumo

Neste trabalho pretende-se estudar e implementar um programa computacional para o cálculo de fluxo de carga em que a atuação e limites dos equipamentos de controle e demais limites operacionais são considerados utilizando técnicas de programação não linear. A consideração dos controles e limites será feita através da técnica de ajustes alternados, podendo ser incorporada a programas computacionais de fluxo de carga baseados no método de Newton e desacoplados. A inovação consiste e matualizar as variáveis de controle através de um problema a ser otimizado de maneira que sejam consideradas as interações (e eventuais conflitos) existentes entre os controles, pois será levado em conta a contribuição dos controles que afetam a variável a ser controlada. Os limites de potência reativa das barras de geração e consequentemente as tensões especificadas serão mantidas dentro da faixa adequada através desta metodologia de otimização, sem a necessidade de reclassificação do tipo de barra. Isto pode ser particularmente interessante para os métodos desacoplados, pois evitando-se a reclassificação de barras, evita-se novas fatorações das matrizes de rede. Desta maneira as estratégias de controle serão consideradas a cada iteração do fluxo de carga, mantendo os limites operacionais dos componentes do sistema elétrico. Após a convergência do fluxo de carga, ter-se-á o estado operacional do sistema elétrico cujo ponto de equilíbrio seja factível e o mais próximo possível do ponto de operação real. Pretende-se também, avaliar o potencial de utilização do processo no ambiente de operação de redes em tempo real. Desta maneira o algoritmo a ser desenvolvido constituirá uma ferramenta importante para auxiliar a operação e o planejamento da operação do sistema de potência. (AU)

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