Busca avançada
Ano de início
Entree

Fluxo de potência ótimo com restrição de estabilidade de tensão aplicado a mercados de energia elétrica

Processo: 17/25303-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de julho de 2018
Vigência (Término): 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Guilherme Guimarães Lage
Beneficiário:Guilherme Guimarães Lage
Anfitrião: Javier Contreras Sanz
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidad de Castilla-La Mancha, Ciudad Real (UCLM), Espanha  
Assunto(s):Energia elétrica   Fluxo de potência ótimo   Algoritmos evolutivos   Estabilidade de tensão

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo o estudo e o desenvolvimento de modelos e de abordagens para resolução de problemas de fluxo de potência ótimo com restrição de estabilidade de tensão (FPO-RET) aplicados a mercados de energia elétrica. Nas abordagens existentes na literatura, muitas das formas de representação da segurança operacional de um sistema de energia elétrica (SEE) são muito conservadoras, aproximadas, de alto custo computacional e/ou até ineficazes. Nesse contexto, uma nova formulação para o problema de FPO-RET baseada em programação não linear (PNL) não convexa e bi-nível é proposta. Esta pesquisa fundamentar-se-á metodologicamente na análise das formas de representação da segurança operacional de SEEs em problemas de fluxo de potência ótimo e na formulação e resolução de problemas de PNL não conexos, bi-níveis e de grande porte. Para isso, serão obtidos dados teóricos, a partir de levantamentos bibliográficos, que explicitarão os conceitos associados aos mercados de energia elétrica, segurança operacional (estabilidade de tensão) dos SEEs e à resolução de problemas de PNL não convexos, bi-níveis e de grande porte. Para validar o modelo proposto e as abordagens de resolução desenvolvidas serão realizados testes com os sistemas IEEE. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINHEIRO, RICARDO B. N. M.; LAGE, GUILHERME G.; DA COSTA, GERALDO R. M. A primal-dual integrated nonlinear rescaling approach applied to the optimal reactive dispatch problem. European Journal of Operational Research, v. 276, n. 3, p. 1137-1153, AUG 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.