Busca avançada
Ano de início
Entree

Morfologia e crescimento do músculo esquelético em fêmeas bovinas jovens submetidas a somatotropina bovina recombinante (rbST)

Processo: 05/51152-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Maeli Dal Pai
Beneficiário:Fernanda Regina Carani
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Morfologia animal   Hormônio do crescimento   Crescimento animal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bovino | Crescimento | Morfologia | Musculo Estriado Esqueletico | Somatotropina

Resumo

O projeto apresentado tem por objetivo avaliar o crescimento do músculo esquelético e o ganho de peso em fêmeas bovinas submetidas ao tratamento com hormônio de crescimento bovino recombinante e mantidas em sistema alimentar confinado. O projeto inicial teve início com um levantamento bibliográfico sobre as temáticas relacionadas ao assunto. Posteriormente, foram desenvolvidos os experimentos de campo, onde foram utilizadas 28 fêmeas bovinas com idade média de 210 dias, divididas em 2 tratamentos: T1 (14 fêmeas sem rbST) e T2 (14 fêmeas com rbST). Os animais permaneceram em regime alimentar confinado. Foram inoculadas doses de rbST (15 mg/kg/PV) no início do experimento (210 dias de idade) e a cada 14 dias, até que os animais completassem 285 dias de idade. As pesagens dos animais foram efetuadas a cada 28 dias. No início (animais com 210 dias) e no final do experimento (animais com 360 dias), amostras do músculo semitendinoso foram retiradas e congeladas em nitrogênio líquido. Cortes histológicos com 8-10 pm de espessura serão retirados e submetidos à análise morfológica (coloração HE; reações NADH-TR e mATPase) e morfométrica (cálculo da área das fibras musculares) nos momentos estudados. Os dados obtidos serão analisados estatisticamente e inter-relacionados, buscando-se avaliar o crescimento do músculo esquelético e o ganho de peso nas fêmeas tratadas com hormônio de crescimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)