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A fabrica no lar: percepcoes de mulheres sobre seu cotidiano, seu trabalho e suas relacoes familiares.

Processo: 06/51920-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Trabalho e Organizacional
Pesquisador responsável:Daniela de Figueiredo Ribeiro
Beneficiário:Vilma de Oliveira Feliciano
Instituição Sede: Centro Universitário de Franca (UNI-FACEF). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Trabalho feminino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bancas De Pesponto | Fabrica No Lar | Trabalho Feminino

Resumo

A cidade industrial onde será realizada a pesquisa possui uma especificidade, decorrente do recente processo de terceirização e aumento do setor informal da economia, que é a ocorrência de oficinas de trabalho localizadas dentro das residências, chamadas bancas de pesponto. De acordo com a literatura especializada, em muitos casos não se pode distinguir onde começa a oficina ou termina a casa. Portanto, o presente projeto de pesquisa visa caracterizar, por meio de uma abordagem qualitativa e etnográfica, as atividades, o trabalho e as relações familiares de mulheres que têm parte da produção fabril dentro de suas casas. Será realizada, então, uma pesquisa de campo, cuja coleta de dados se dará em duas etapas. A primeira delas, a fase exploratória, ocorrerá por meio de Observação Participante em bancas de pesponto, com o objetivo de uma caracterização do contexto onde se inserem os participantes da pesquisa, além de uma aproximação com o seu cotidiano. Tanto as observações, quanto as conversas informais realizadas nesta etapa deverão ser registradas em diário de campo. A Segunda etapa, ou fase focalizada, se dará por meio de entrevistas individuais, semi-estruturadas, com mulheres selecionadas na etapa anterior. Como sugerido por autores em pesquisa qualitativa, o número de participantes da pesquisa não deve ser determinado a priori, devendo ser o suficiente para permitir tanto a reincidência quanto a diversidade de informações, de modo que as semelhanças e as diferenças possam ser apreendidas. (AU)

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