Busca avançada
Ano de início
Entree

Anatomia dos orgaos vegetativos de tres especies epifitas de cactaceae da serra do cipo.

Processo: 05/56295-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2005
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Gladys Flávia de Albuquerque Melo de Pinna
Beneficiário:Renata Cristina Cassimiro de Lemos
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anatomia vegetal   Cactaceae
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anatomia Vegetal | Cactaceae | Epyhillum | Hatiora | Rhipsalis | Traqueides Vasculares

Resumo

Recentes pesquisas têm reforçado a relação entre Cactaceae-Portulacaceae e, uma das sinapomorfias apresentadas é a presença de um tipo particular de traqueíde ("wide-band tracheids - WBTs" - traqueíde com espessamento largo) que apresenta espessamento da parede secundária superior a 2μm. No entanto, os estudos sobre origem e distribuição dessa célula em representantes das duas famílias ainda são pouco esclarecedores. A proposta desse projeto, portanto, é analisar comparativamente a organização interna dos órgãos vegetativos de três espécies epifitas de Cactaceae, ocorrentes no Parque Nacional da Serra do Cipó (MG), com ênfase nas WBTs. A análise anatômica será feita a partir de espécimes em três fases de desenvolvimento: plântula, jovem e adulto. As regiões a serem analisadas nos indivíduos jovens e adultos serão: região intermediária raiz-caule, região mediana e apical do caule e da raiz. As traqueides vasculares serão descritas quanto ao tamanho (diâmetro e largura), a organização do espessamento da parede secundária e quanto à distribuição no corpo da planta. Outros caracteres dos sistemas de revestimento e fundamental do caule e da raiz (ex. tipos de tricomas e estômatos no caule; organização da hipoderme colenquimatosa no caule; atividade do câmbio na raiz e no caule; etc.) serão analisados e discutidos com dados da literatura especializada. Este trabalho trará resultados inéditos, visto que as espécies ainda não foi analisada anatomicamente, e sobretudo quanto as "wide-band tracheids" em Cactaceae epifitas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASSIMIRO DE LEMOS, RENATA CRISTINA; MELO-DE-PINNA, GLADYS FLAVIA DE A.. Morpho-anatomical variations during stem development in some epiphytic Cactaceae. JOURNAL OF THE TORREY BOTANICAL SOCIETY, v. 138, n. 1, p. 16-25, . (05/56295-2)