Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação da ocorrência de Cryptosporidium e Giardia em água de lavagem de filtro de estações de tratamento de água de Campinas, SP

Processo: 02/11343-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Regina Maura Bueno Franco
Beneficiário:Guilherme Henrique de Aguirre
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Estações de tratamento de água   Tratamento de água   Qualidade da água   Giardia   Cryptosporidium   Filtração   Imunofluorescência   Campinas (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agua | Giardia

Resumo

Cryptosporidium parvum e Giardia duodenalis são parasitos intestinais transmitidos pela água, responsáveis pela ocorrência de vários surtos de diarréia, devido principalmente à alta resistência dos cistos e oocistos no ambiente e aos processos de desinfecção e tratamento da água. Estes protozoários já foram detectados em amostras do rio Atibaia havendo, assim, a possibilidade de sua ocorrência dentro das Estações de Tratamento de Água (ETAs) de Campinas, SP. Com a atual situação de escassez hídrica, a recirculação da água de lavagem para seu reaproveitamento pode se tornar cada vez mais necessária. Porém, esta deve ser monitorada para que não afete a qualidade da água final podendo colocar em risco a saúde pública. Este trabalho visa a detecção de cistos e oocistos em águas resultantes da lavagem dos filtros de ETAs de Campinas. A detecção será feita através da técnica de imunofluorescência direta após processo de filtração, eluição e raspagem de membrana. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)