Busca avançada
Ano de início
Entree

Franquias de alimentos: análise do relacionamento entre franqueador-franqueado na região administrativa de marília (sp).

Processo: 10/05488-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2010
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2011
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Ana Elisa Bressan Smith Lourenzani
Beneficiário:Clariana Ribeiro Nogueira
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Tupã. Tupã , SP, Brasil
Assunto(s):Franqueado   Franqueador
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do relacionamento | Franqueado | Franqueador | franquias de alimentos | Franquias

Resumo

Desde que o franchising surgiu no Brasil, tem sido crescente o interesse de investidores por este formato alternativo de negócio. Fatores como aceitação do produto no mercado e riscos reduzidos em comparação a formatos convencionais de negócios, tem atraído investidores que vêem na franquia a oportunidade de independência profissional e financeira. O franchising permite adquirir de imediato o direito de uso de uma marca consolidada, produtos, processos ou serviços já implantados no mercado, um sistema de negócios testado e de comprovado sucesso, minimizando os riscos para o empreendedor. Por ser atrativa e economicamente relevante, deve-se considerar que o melhor desempenho do negócio depende do relacionamento de parceria que é estabelecido entre o franqueador e o franqueado visando uma melhor gestão e coordenação da franquia a partir de uma relação mútua de confiança. Nas franquias, o franqueado é o dono de seu próprio negócio, porém guarda uma forte relação de dependência com o franqueador. Assim, a relação entre estes agentes deve ser regulada por um contrato de franquia no qual os direitos e deveres de ambos devem ser preestabelecidos. O tema em questão desperta grande interesse acadêmico e profissional, porém ainda carece de estudos mais aprofundados, principalmente em regiões distantes de grandes centros. Neste contexto, a pesquisa objetiva analisar características do relacionamento franqueador e franqueado em franquias de alimentos na região administrativa de Marília (SP). Mas especificamente pretende-se: mapear os pontos críticos, apontando os principais fontes de conflitos que conduzem à insatisfação das partes e conseqüente fracasso do empreendimento. Pretende-se assim, colaborar para o aperfeiçoamento do sistema franchising fornecendo subsídios para melhorar o relacionamento franqueador-franqueado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)