Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de aquecimento intermitente e "1-meticiclopropeno" na conservacao refrigerada de lima acida "tahiti".

Processo: 00/11499-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2001
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Ricardo Alfredo Kluge
Beneficiário:Maria Luiza Lye Jomori
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Refrigeração
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquecimento Intermitente | Citrus Latifolia | Injurias Pelo Frio | Lima Acida Tahiti | Refrigeracao

Resumo

O uso de baixas temperaturas durante o armazenamento de frutos de clima tropical e subtropical geralmente causa injúrias fisiológicas pelo frio nos mesmos e reduzem a sua qualidade. Para a maioria destes produtos, a temperatura de refrigeração utilizada não deve ser inferior a 10ºC, o que impede a conservação por longos períodos. Poucas técnicas pós-colheita têm sido utilizadas visando aumentar a resistência dos frutos à baixa temperatura e reduzir as injúrias pelo frio. O objetivo do presente projeto é verificar a eficiência do aquecimento intermitente associado ao uso de 1- metilciplopropeno (1-MCP) durante a conservação refrigerada de lima ácida Tahiti (Citrus latifolia Tanaka). Os frutos serão submetidos aos tratamentos com 1-metilciclopropeno, durante 12 horas, nas concentrações de 0, 500 e 1000 microgramas/L e armazenados a 5 e 10ºC. Os frutos armazenados a 5ºC serão submetidos ao aquecimento intermitente, enquanto que os armazenados a 10ºC ficarão continuamente nesta condição. As avaliações serão realizadas após 30, 60 e 90 dias de conservação (+ 3 dias de comercialização simulada a 20ºC). As seguintes determinações serão realizadas: taxa respiratória, produção de etanol e acetaldeído, incidência de injúrias pelo frio e de podridões, condutividade interna, coloração da casca, perda de massa, percentagem de suco, teor de sólidos solúveis, acidez titulável e teor de vitamina C (ácido ascórbico). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA LUIZA LYE JOMORI; RICARDO ALFREDO KLUGE; ANGELO PEDRO JACOMINO; SILVIO TAVARES. Conservação refrigerada de lima ácida 'Tahiti': uso de 1-metilciclopropeno, ácido giberélico e cera. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 25, n. 3, p. 406-409, . (00/11499-6)