Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de um preparado de anticorpos policlonais como aditivo alimentar para bovinos.

Processo: 08/50805-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Pastagens e Forragicultura
Pesquisador responsável:Paulo Henrique Mazza Rodrigues
Beneficiário:Carolina Tobias Marino
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fermentação ruminal   Aditivos   Anticorpos policlonais   Bovinos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aditivos | Anticorpos Policlonais | Bovinos | Degradabilidade In Situ | Digestibilidade In Vivo | Fermentacao Ruminal

Resumo

O conjunto de experimentos proposto visa aprofundar os conhecimentos acerca de um aditivo alimentar em potencial para bovinos. Para tal, será utilizado o preparado de anticorpos policlonais de origem aviaria, produzido para agir contra as bactérias ruminais Streptococccus bovis, Fusobacterium necrophorum e várias cepas de bactérias proteolíticas como Clostridium stricklandi, Clostridium aminophilum e Peptostreptococcus anaerobius. No experimento 1 será avaliado o efeito dos diferentes níveis de inclusão do preparado de anticorpos policlonais em dietas de alta proporção de concentrados para fêmeas bovinas fistuladas no rúmen. No experimento 2 será avaliado se existe efeito de interação entre a utilização de duas fontes protéicas e a suplementação com o preparado de anticorpos policlonais em dietas com alta proporção de concentrados. No experimento 3 será avaliado o comportamento do preparado de anticorpos policlonais sobre o tempo de adaptação dos animais quando submetidos à mudança de dieta de baixos para altos teores de concentrados. Em todos os ensaios será realizada uma detalhada avaliação do ambiente ruminal através da mensuração do consumo alimentar de matéria seca (CMS) e parâmetros de fermentação ruminal (pH do líquido, concentração de ácidos graxos voláteis e nitrogênio amoniacal), bem como a determinação da degradabilidade in situ da matéria seca (MS) e fibra em detergente neutro (FDN) de uma fonte de fibra, MS e proteína bruta (PB) de uma fonte de proteína e MS e amido de uma fonte energética, bem como avaliação da digestibilidade in vivo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARROS, TARLEY A.; CASSIANO, EDUARDO C. O.; MARINO, CAROLINA T.; PACHECO, RODRIGO D. L.; FERREIRA, FERNANDA A.; PERNA JUNIOR, FLAVIO; MARTINS, MAURICIO F.; MEYER, PAULA M.; MILLEN, DANILO D.; ARRIGONI, MARIO D. B.; et al. Polyclonal antibodies as a feed additive for cattle adapted or not adapted to highly fermentable carbohydrate diets. JOURNAL OF APPLIED ANIMAL RESEARCH, v. 47, n. 1, p. 565-572, . (08/50805-7)